Eric Lenate

Gestor e Produtor

Ator, diretor e cenógrafo. Iniciou suas atividades artísticas na dança aos 6 anos, optando pela formação clássica na adolescência. Aos 15 anos, entra em contato com o teatro, passando por uma extensa formação que se deu ao longo de sucessivos trabalhos e experiências com diversos grupos amadores e diretores. Em 2005, ingressa no teatro profissional através do CPT (Centro de Formação Teatral, do SESC), dirigido por Antunes Filho. Ao lado do consagrado encenador, Lenate desempenha funções criativas diversas em espetáculos como A Pedra do Reino, em 2006, e Senhora dos Afogados, em 2008. Neste ano, estreia como diretor com a montagem de O Céu 5 Minutos Antes da Tempestade, texto de estreia da dramaturga Silvia Gomez.

Desliga-se do CPT em 2009, e, desde então, consolida sua carreira na cena teatral paulista, transitando entre atuação, direção e cenografia. Destacando-se os seguintes espetáculos:

No Coração do Mundo (2012), indicado ao Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Ator Coadjuvante;

Vestido de Noiva (2013), vencedor do Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Arquitetura Cênica;

Sit Down Drama (2014), indicado ao Prêmio Shell de Melhor Direção e vencedor do Prêmio Quem de Melhor Espetáculo;

Fim de Partida (2016), indicado ao Prêmio APCA de Melhor Ator;

Refluxo (2017), vencedor do Prêmio Shell de Melhor Cenário e indicado a Melhor Direção;

Love, Love, Love (2017), indicado aos Prêmio APTR, Shell, APCA e Aplauso Brasil de Melhor Direção;

Balada dos Enclausurados (2019), eleito pela Veja SP como o “espetáculo do ano” e indicado ao Prêmio APCA de Melhor Ator.

Em 2022, estreou Misery, espetáculo baseado na obra de Stephen King, que cumpriu temporadas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e recebeu 5 indicações ao Prêmio Bibi Ferreira, incluindo Melhor Direção.